Pequeno trecho do livro:
"Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.
Se você está lendo isso porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mão ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.
Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um geito penoso e detestável.
Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.
Mas, se você se reconhecer nestas páginas - se sentir alguma coisa emocionante lá dentro -, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venham atrás de você.
Não diga que eu não avisei."
Percy Jackson é filho de um deus - ele é um "meio-sangue", um semi-deus - e como todos os meios-sangue, ele tem alguns problemas, como: déficit de atenção e dislexia, que torna as coisas muito difíceis para a vida de um ser humano normal. Ele é expulso várias vezes de vários colégios, mas do último, criaturas mitológicas começam a atacá-lo, e os deuses do Olimpo estão aparentemente muito zangados com Percy.
O raio-mestre de Zeus foi roubado, e é Percy que está com a missão de recuperá-lo, juntamente com seus amigos Grover e Annabeth.
A missão é super-emocionante, mas será que eles conseguirão devolver o raio-mestre antes do solstício acontecer?
Se querem saber, leiam: "O Ladrão de Raios", ou assistam o filme: "O Ladrão de Raios".